terça-feira, 14 de março de 2017

Encontros com Livros

Nos "Encontros com Livros", dinamizados pela bibliotecária Ana Paula Alves e que decorreram entre fevereiro e março, com diversas turmas, do 2º e 3º ciclo, trabalhámos a poesia de João Pedro Mésseder, o escritor que vem à nossa escola no próximo dia 17 de março.
Aproveitámos para desenvolver uma oficina de escrita criativa sob o lema "Escrever à maneira de João Pedro Mésseder", o que foi muito do agrado dos alunos. Inspirados pelas belas poesias do autor, muitos alunos escreveram os seus próprios textos. Deste processo foi possível selecionar trabalhos para o concurso "Faça Lá um Poema!".

Um dos poemas que serviu de inspiração foi este, que é belíssimo:

Noite

A lua
cobre
a noite
de branco.

A noite
acolhe
um silêncio
fatigado.

Um silêncio
de asas
pousadas
sobre a terra.

Asas
quietas,
adormecido
sangue.

João Pedro Mésseder,


Concurso Nacional de Leitura

No dia 1 de fevereiro, no intervalo grande da manhã, recebemos na Biblioteca Escolar os alunos participantes na 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura (CNL), a fim de anunciarmos os vencedores que tiveram direito a um livro como prémio. Todos receberam um certificado pela sua participação.
Parabéns a todos!
E... os nossos alunos vencedores foram

Nuno Carvalho Serrão Pereira do 9º A
José Silva Carvalho do 8º B
Carlos Manuel Garcia da Silva do 9º B




Agora só falta saber quais são as obras escolhidas pela Biblioteca Municipal Almeida Garrett que terão que ler para a próxima fase, a distrital, a realizar durante o mês de maio, na Biblioteca Almeida Garrett. Estamos ansiosos!
No passado dia 18 de janeiro decorreu a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura que teve lugar na biblioteca da escola sede. Dessa atividade registámos algumas imagens.