sexta-feira, 28 de abril de 2017

Encontro com o escritor João Pedro Mésseder


Foi com enorme satisfação que no passado dia 17 de março, recebemos, na nossa Biblioteca, o escritor João Pedro Mésseder. Tivemos a honra de ser a primeira escola a recebê-lo após ser galardoado com o prémio da Associação Portuguesa de Escritores (APE).  
Este encontro foi desdobrado em dois momentos: um para o 2º Ciclo e outro para o 3º Ciclo.


Falou dos seus livros. De Tudo É Sempre outra Coisa"Em pequeno, o poeta - que ainda não sabia o que era um poema - costumava brincar com outros meninos numa rua, larga e calma, sem saída. Às vezes desaparecia e todos pensavam que se tinha cansado de jogar à bola ou de correr. Mas não. Apenas se afastara para trepar a um alto muro, ao fundo da rua, e ver o que havia do outro lado." 

Assim começa Tudo É Sempre Outra Coisa, para o escritor aproveitar para falar de muros, dos que agora se erguem para afastar os desfavorecidos, os que fogem às guerras e às perseguições em busca de um lugar seguro e de paz. 



Às perguntas que os alunos lhe fizeram, respondeu de forma pronta e amistosa. Por exemplo, à pergunta sobre os livros e autores que mais o marcaram e influenciaram, respondeu que foram os poetas, primeiro Álvaro de Campos e logo a seguir Alberto Caeiro, heterónimos de Fernando Pessoa. Era muito jovem e pensou que se escrevesse como eles poderia impressionar as miúdas. Esta resposta provocou o riso geral na assistência.

Ainda mostrou disponibilidade para, antes da sessão de autógrafos, ler e ouvir alguns textos feitos por alunos que escreveram segundo o mote "à maneira de João Pedro Mésseder", trabalhos que muito elogiou, para nosso contentamento. 
À saída, felizes, os alunos comentavam: 
"Foi muito fixe."
 "O escritor é muito simpático."
"Se vier cá outra vez quero também vir." 

Esperemos que volte. Fica o nosso grande agradecimento.